Adaptação dos filhos na primeira escolinha!

Início de aulas pela primeira vez envolve a família como um todo não é verdade? Faz parte do ciclo da vida e é importante que todos participem. Também é normal que os pais pensem: será que coloquei meu pequeno ou minha pequena na escola certa? Será que vai se adaptar aqui? 

É importante lembrar que os pais possuem um papel muito importante nessa fase de adaptação, então, acalme-se, respire, e lembre que seguiu sua intuição após pesquisar sobre a escola escolhida, pode ficar confiante!

A seguir daremos algumas dicas para auxiliá-los neste processo:

1 – Bom relacionamento com a escola:

É importante que os pais passem segurança, transmitam tranquilidade e saibam lidar com a escola tendo um bom relacionamento. A adaptação da criança sem traumas está ligada a postura dos pais. Procure conhecer a equipe, professores, diretor (a) e assim se relacionar bem com todos, pois os pais também tem a fase de integração, não somente os pequenos. Faça parte de todos os eventos, reuniões, aniversário de colegas e mesmo passeios com outros pais.

escola

 

2 – Expectativas:

Antes que as aulas comecem, é importante envolver o filho (a) com o novo ambiente que será inserido. Dependendo a sua idade, pode levá-lo para conhecer o lugar dias antes, explicar que poderá brincar com outras crianças, fazer amiguinhos, aprender coisas novas e assim, não pegar ele de surpresa.

3 – Hora de dar até logo:

As despedidas que são cheias de drama e muita emoção, costumam passar frustação aos pequenos. É como um alerta de perigo para a criança ao ver os pais sofrendo e sentir sua angústia e preocupação. Os pais tem esse desafio, sabemos que não é fácil, mas é importante manter a calma e passar tranquilidade e confiança explicando que está indo, mas voltará para buscá-lo, não precisa sair escondido não. É apenas um “até logo”.

escolinha

4 – Paciência e amor:

A criança também fica mais sensível nesta fase, pois tudo é novo, pode sentir medo do novo e insegurança que normalmente é traduzido pelo choro. É importante conversar muito com a criança explicando que a escola é algo bom e ele vai se divertir ganhando novos amigos, mas também compreender que essa fase é importante para o desenvolvimento da criança. Com paciência contribuirá com essa adaptação dele na escola.

bebe na escola

5- Rotinas:

Muitas vezes, os filhos não possuem uma rotina muito regrada antes da escolinha chegar, acabam dormindo tarde demais, acordam tarde demais e isso influencia na adaptação às aulas. Por exemplo: se de manhã ele fizer atividades em casa, depois tirar uma soneca, tomar um banho, almoçar certinho e em seguida ir à escola, conseguirá se adaptar melhor. Adapte a rotina do seu filho (a) ao horário da escola para melhor produtividade dele.

escola 02

6-  E se for bebê:

Os bebês até 9 meses de vida guardam informações por registros emocionais, como não é possível conversar com eles, uma sugestão é levar um item que tenha o cheirinho do seu quarto para que se sinta confortável ou algum brinquedo do berço.

bebes

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *