Como armazenar condimentos corretamente

condimentos

Para quem gosta de cozinhar, nada melhor do que ter à disposição diversos condimentos para realçar ainda mais o sabor dos alimentos. Certo? Mas, é preciso atenção. Cada especiaria tem uma forma correta de ser armazenada, principalmente ao utilizá-la dentro do prazo de validade indicado na embalagem.

Se você, dona ou dono de casa, se preocupa com a melhor forma de armazenamento desses condimentos, confira as dicas da Dona Resolve e dê um toque especial em sua culinária:

  1. Catchup: mesmo depois de aberto, pode ser armazenado fora da geladeira em local fresco e úmido. Caso queira aumentar sua durabilidade, deve mantê-lo refrigerado. O mais indicado é consumi-lo em até 1 mês para aproveitar melhor o seu sabor.
  2. Mostarda: siga as mesmas regras do catchup, mantendo o frasco dentro ou fora da geladeira. Depois de aberto, o mais indicado é consumi-lo em até 6 meses, o que pode variar conforme o tipo de mostarda.
  3. Molho Shoyu: este molho tem maior durabilidade. No entanto, depois de aberto, o mais correto é usá-lo em até 9 meses para aproveitar também o seu sabor. Desde que bem fechado, ele pode ser armazenado em armários ou dentro da geladeira. Fica ao seu critério.
  4. Vinagre: se fechado com segurança, o vinagre pode ser armazenado por até dois anos.

Condimentos_Dona Resolve

Recomendações Importantes:

Antes de comprar os condimentos, verifique sempre a data de validade. Caso contrário, evite comprá-los se  o prazo estiver abaixo de 90 dias. Outra sugestão é anotar o dia e o mês da abertura dos frascos para saber o tempo em que deverá ser consumido.

Anote mais dicas sobre as condições de armazenamento na geladeira:

  • Utilize sempre recipientes com tampas para armazenar os alimentos.
  • Verifique se a borracha da geladeira está em boas condições e evite deixar a porta aberta.
  • Faça o descongelamento do freezer seguindo as recomendações do fabricante.
  • Verifique sempre a temperatura do refrigerador e siga também as recomendações do fabricante.
  • Não deixe latas abertas na geladeira. Transfira os alimentos para recipientes fechados.
  • Evite manter catchup, mostarda e maionese na porta da geladeira. A baixa refrigeração no local pode diminuir o tempo de duração dos alimentos.
  • Apesar do suporte, jamais conserve os ovos na porta da geladeira. O ideal é que fiquem nas prateleiras intermediárias e de preferência em recipientes fechados.
  • Jamais forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou toalhas. Além de prejudicar o funcionamento do aparelho, pode interferir na conservação dos alimentos e ainda dificultar a circulação de ar frio.

Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Como armazenar condimentos corretamente”

  1. Avatar de Alessandra Becker
    Alessandra Becker

    Tenho shoyu vencido em casa, como devo descartar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *