Como retirar manchas dos móveis

madeira

Imagem: shutterstock.com

 

Ao realizar a limpeza em casa ou no escritório, muitas vezes, são utilizados produtos inadequados nos móveis e que podem danificar a estrutura da matéria-prima. Portanto, é preciso cuidado.

A seguir, veja algumas dicas importantes que a Dona Resolve selecionou para ajudá-la na limpeza correta.

Móvel de madeira

Em móveis de madeira, o uso da água pode provocar as famosas manchas brancas, que são as mais comuns. Neste caso, esse elemento não é indicado. Para a limpeza diária, nada melhor do que o uso do lustra móveis, de preferência à base de silicone, pois não agride a madeira. Já para a remoção das manchas ou riscos, use cera específica para madeira. Faça a aplicação com a ajuda de uma flanela seca, e lustre bem. Em seguida, com um pincel de cercas macias, aplique verniz sem excesso no sentido dos riscos. Se houver uma marca profunda no móvel, procure a ajuda de um profissional especializado para refazer o acabamento.

Móvel laqueado
laqueado

Imagem: Pinterest

Se encontrar manchas em móveis laqueados, a solução mais simples é a mistura de água e sabão em um pano macio e limpo. Já se o móvel estiver riscado, use delicadamente uma lixa para madeira bem fina no local e complete com a aplicação de cera automotiva. Depois de lixado, caso seja necessária uma limpeza mais pesada, coloque um pouco de solvente de madeira em um pano macio e passe no local. Não se esqueça de usar luvas. Retire o produto, de preferência com um pano de algodão para evitar que fique manchado. Para a limpeza diária, use apenas um pano levemente umedecido com água e, em seguida, seque o móvel com outro pano macio.

Móvel em MDF

cozinha_moveis (2)

Imagem: www.gasometrocomvoce.com.br

Conhecido por ser ecologicamente correto e resistente, o MDF é um painel de fibras de madeira que merece cuidados especiais. Muito usado de maneira planejada, os móveis em MDF não devem ser limpos com produtos multiuso já que deixam a superfície amarelada conforme a frequência de uso. A forma mais indicada de limpeza é a solução de sabão de coco líquido ou neutro dissolvido com água. É possível ainda limpar com pano macio umedecido e álcool em gel. No geral, os móveis em MDF são fáceis de cuidar, basta fazer a limpeza da maneira correta.

 

 

 

Comentários

11 respostas para “Como retirar manchas dos móveis”

  1. Avatar de HERLON COLARES

    Tentei assistir a palestra,, mas nao consegui

    1. Avatar de admin
      admin

      Bom dia, Herlon. Obrigada pelo contato. Pedimos por gentileza, que acesse o link seguinte para receber o Plano de Negócios da franquia e, para que nossa equipe possa entrar em contato com você: http://bit.ly/1pzsBdG

      Estamos à disposição

  2. Avatar de carolina bento
    carolina bento

    adorei as dicas

    1. Avatar de admin
      admin

      Bom dia, Carolina. Obrigada pelo comentário em nosso blog. Continue acompanhando as dicas da Dona.

      Tenha um ótimo dia

  3. Avatar de Douglas
    Douglas

    Olá, tenho um guarda roupas branco em MDF, na porta de correr central, mandei instalar um espelho, mas me mudei e no transporte o espelho se quebrou ao meio, como remover a cola sem estragar a porta?

  4. Avatar de Zuleica godoia koche de souza
    Zuleica godoia koche de souza

    Eu não quero comentar e sim fazer uma pergunta, eu vi que vc colocaram dicas do que fazer para evitar as manchas, no caso não usar multiuso para limpeza de madeira e mdf, mas eu quero saber o que fazer para remover uma mancha esbranquiçada do mdf depois que joguei multiuso diretamente sobre a mesa?

    1. Avatar de Eliene

      Estou com esse mesmo problema, passei Cid desengordurante e manchou o meu móvel, agirá não sei como tirar essas manchas.

  5. Avatar de Eliene
    Eliene

    Passei cif desengordurante no meu MDF e ele ficou com manchas esbranquiçadas, como eu consigo tirar essas manchas???

  6. Avatar de Silena Galvão
    Silena Galvão

    Oi. Eu vim ate este blog pq eu queria saber como retirar as manchas brancas do mdf. Vc só ensinaram como não manchar. Mas socorro eu já manchei!!! E agora?

  7. Avatar de Cláudia
    Cláudia

    Bom dia.
    Passei lustre móveis no painel de msg,madeira escura, e ficou marcado.
    Como retiro essas manchas, sem danificar a madeira.
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *