Cosméticos para criança

2

Toda vez que a criança entra maquiada, com esmalte no consultório eu tenho uma tremedeira… os pais dizem “fica tão bonitinha”, “ela chorou pedindo pra usar”!

Por que devemos ter cuidado no uso de cosméticos nas crianças?

Porque elas têm a pele mais sensível, e quando expostas a cosméticos impróprios, têm mais chance de apresentar irritação, infecções e reações alérgicas. O pH da pele é ácido (perto de 5,5) e é isso que a mantém saudável, com sua flora adequada. A maioria dos sabonetes tem pH alcalino (principalmente sabonete em barra), o que pode provocar ressecamento. Evite o uso de antibacterianos (pra que remover nossas “bactérias boas”??).

Todos os produtos infantis tem que ser aprovados pela Anvisa. Leia o rótulo, veja se é uma marca de confiança, se é apropriado para a idade!!

O uso de maquiagens, esmaltes, pinturas, tatuagens podem causar irritações graves na pele. Quanto mais nova a criança é exposta, mais aumenta a chance de ter reações alérgicas.

Os esmaltes podem provocar dermatite no rosto e em volta dos olhos, e a criança ao colocar a mão na boca pode ingerir pequenas quantidades do produto.

  • As tatuagens de “henna” podem ter uma substância chamada parafenilenodiamina,que deixa a cor escura, e pode causar bolhas e cicatrizes.  Se a criança teve reação alérgica a essa substância não deve mais entrar em contato com a mesma.
  • Opropilenoglicol é ingrediente presente em muitos emolientes (hidratantes), pode causar ardência e irritação na pele.
  • OSódio lauril sulfato (SLS): é um potente irritante da pele, afeta a barreira lipídica e causa inflamação e descolamento das camadas da pele.
  • Sódio laureth sulfato(SLES) e amônio laureth sulfato são substâncias que formam espuma: pastas de dente, gel de banho, espuma para banheiras. São irritantes, podem danificar proteínas e provocar úlceras orais.
  • Osparabenos (metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno e butilparabeno) estão em loções, xampus, lenços umedecidos. Podem causar dermatite de contato (assadura) e rash cutâneo.
Evite sempre que possível cosméticos com perfumes e corantes, leia os rótulos e lembre-se que cheiro, cores, formas que pareçam frutas e doces podem aumentar o risco da criança ingerir o cosmético e ter uma intoxicação!

Pra que maquiar as crianças? Vamos deixá-las curtir sua infância, valorizar sua beleza natural!

Fonte utilizada: Marina Teramae – Pediatra – Fundadora do Blog: www.recheiodainfancia.com.br

http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=159&content=detalhe

Fernandes JD, Machado MCR, Oliveira ZNP. Prevenção e cuidados da pele da criança e do recém-nascido. An Bras Dermatol. 2011;86(1):102-10.

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *