Dicas da Dona – Benefícios do pepino

14

Utilizado no preparo de saladas, conservas, sopas ou refogados, o pepino apresenta baixo teor calórico e contém valores não significativos de carboidratos e sódio, também é um alimento sem gorduras, colesterol e glúten, entra em qualquer dieta facilmente. O pepino possui muitos benefícios importantes para nossa beleza e saúde sendo predominantemente constituído de água. Confira conosco alguns deles!

95% água

Como falamos, o pepino possui cerca de 95% de água, ajudando a controlar a temperatura do corpo e pressão arterial, sendo um poderoso diurético.

Também é um ótimo hidratante, tanto quando é consumido como alimento como, ao colocar em forma de rodelas em nossa pele ou mesmo batido no liquidificador com um pouquinho de mel e água.

Rico em vitaminas e minerais

Um pepino médio contém cerca de 8mg de vitamina C (poderoso antioxidante, forte aliado na prevenção de gripes, fraqueza muscular, infecções e na formação de ossos e dentes), ou seja, o vegetal contém mais de 10% da quantidade de vitamina C recomendada. Além disso, é fonte de cálcio, fósforo, ferro e potássio, e ajuda em casos de diarréia, pois, além de hidratar, o vegetal repõe minerais essenciais.

Fonte de sílica

Um mineral que também é encontrado no pepino é a sílica. Ela é encontrada no fígado, nos rins e nas artérias, além de ser um componente vital das cartilagens e juntas. Assim, o pepino é um tônico para fígado e rins, fortalece cabelos e unhas devido ao seu alto teor do mineral.

Fonte de fibras

O seu alto teor de fibras localizado na casca, mantém um bom funcionamento do sistema digestivo, ajudando a manter baixos os níveis de colesterol e combatendo o nível de açúcar do sangue. O suco do pepino ajuda também a amenizar a acidez da indigestão.

Outros benefícios

E ainda tem mais, o pepino é um ótimo calmante! Ele refresca, estimula e ajuda a combater problemas de pele e olheiras. Também pode ser utilizado para acalmar a pele queimada do sol ou diminuindo os poros de peles oleosas. Se for batido com açúcar, ele combate rugas e manchas na pele e sendo batido com água e algumas folhas de alface, ajudará na queda de cabelo.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *