Dicas da Dona – Como montar um quarto “Montessoriano”

B

Já ouviram falar do quarto montessoriano? Primeiramente para esclarecer, a ideia do quarto montessoriano foi desenvolvida por uma médica italiana chamada Maria Montessori, que acreditava que o quarto das crianças deveriam ser exclusivamente para elas e não para uso dos adultos, sabendo respeitar as suas necessidades e espaço. Veja algumas dicas de como montar um quarto montessoriano.

Quando pensamos em uma decoração montessoriana, temos que ter em mente que a proposta é fazer um quarto pensando nelas. Também é importante ter uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A prioridade é a liberdade que a criança deve ter, que é um ponto fundamental no desenvolvimento da criatividade e o ambiente fica muito gostoso e aprazível. Aqui vão alguns passos pra montar um quarto montessoriano:

A

Ao invés de berço, use um colchão pra que ela ganhe autonomia para ir ou sair da cama. Invista em travesseiros para fazer uma barreira, caso seja pequeno.

Tapetes confortáveis, coloridos ou com desenhos, são bem importantes nesses quartos.

Coloque fotos, quadros e espelhos (prefira os de acrílico) na altura da criança, para que ela possa brincar e interagir.

Esqueça enfeites e muitos objetos. A decoração deve ser clean, para que seu filho consiga desenvolver a concentração e a explorar melhor os objetos. Outra dica é fazer um rodízio dos brinquedos que ficam disponíveis aos olhos e deixar os outros temporariamente guardados em caixas e baús.

Preste muito atenção na segurança. Para que a filosofia montessoriana funcione, a criança ou o bebê precisam ficar livres e sem medo de explorar. Evite móveis com quinas, gavetas e portas que possam fechar nas mãozinhas deles e também objetos pontiagudos e que quebram. Afinal, depois dos olhos as mãos são o nosso maior instrumento para explorar o mundo.

Deixe bastante espaço livre para que seu filho engatinhe e caminhe sem obstáculos.

Para os bebês bem pequenos, o móbile é o primeiro objeto que pode fazer parte deste tipo de aprendizado. Coloque-o trinta centímetros acima de onde o bebê fica deitado e prefira os com poucas cores nos primeiros meses de vida,  já que a visão ainda está em desenvolvimento quando eles nascem.

O que acharam do método? Já conheciam? Se o seu filho já tem um quarto montessoriano, compartilha com a gente! 🙂


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *