Dicas da Dona – Cosméticos vencidos? Atenção!

a

Normalmente quando um creme vence ou a maquiagem passou do prazo de validade, não jogamos fora. Afinal, o cheirinho permanece, o tom de cada cor também, então, não há motivo para mandar eles embora. Porém, trouxemos dicas importantíssimas para que fique atento com os seus cosméticos, mostrando que o melhor lugar aonde devem ir quando vencem, é o lixo. Descubra por quê!

Primeiramente, os cosméticos possuem corantes, conservantes, perfumes e outras substâncias com prazo de validade para agir garantindo a função final deste produto, além, de não permitirem a entrada de bactérias e fungos.

b

A grande frase dita nestes casos é: “Mas eu nunca tive alergia…” . Para falar a verdade, mesmo com produtos dentro do prazo, a alergia pode acontecer por alguma reação com a sua pele sensível. Mas quando ele já venceu, favorece a contaminação, pele avermelhada, edemas, inchaço, bolhas, coceiras e aí sim, é hora de procurar um dermatologista.

DICAS:

Observe bem a aparência do produto, como a cor, o cheirinho e consistência, além da data de validade.

1. O shampoo pode mudar a homogeneidade. O creme hidratante, normalmente ficará bem líquido, igual o condicionador.

2. Maquiagens como pó, sombra, blush e base começam a esfarelar e ficar opacos.

c

3. O protetor solar perde sua única função: proteger sua pele contra o sol.

d

4. Lápis delineador de olhos pode causar até mesmo infecção, pós-irritação.

5. Perfume: Normalmente duram até cinco anos quando bem conservados, longe do calor e do sol. Mas quando vencem causam alergias e irritações na pele, sem contar a fragrância que fica menos cheirosa e a cor do líquido, mais opaca. Outro sinal é o depósito de partículas no fundo do frasco, muitas vezes fruto de contaminação bacteriana.

Se houver lesão na pele, como espinhas, o cosmético vencido pode agravar muito mais causando lesões mais graves. Lembre-se: No primeiro sinal de irritação, agende uma visita com seu médico.

 


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Dicas da Dona – Cosméticos vencidos? Atenção!”

  1. Avatar de Patrícia

    Caramba! Adorei os pontos do artigo! Sucesso! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *