Dicas da Dona – Dicas de como montar marmitas saudáveis e deliciosas para levar no trabalho

1

Levar marmita para o trabalho é uma atitude cada vez mais comum entre as pessoas que querem economizar um dinheirinho e também comer de forma saudável. A segurança de saber a procedência da comida é outra razão que faz com que as pessoas adotem este hábito, mas alguns cuidados básicos no transporte e armazenamento devem ser tomados para garantir que a refeição fique longe da contaminação.

2

Recomendamos que se o trajeto até o trabalho for longo, o ideal é acondicionar o recipiente em uma bolsa térmica. Assim, é possível manter a temperatura dos alimentos e evitar que sofram alterações no sabor, na cor e na textura ou até mesmo que estraguem. Saquinhos de gelo podem ajudar bastante na conservação.

Os alimentos quentes devem ficar separados dos frios, por isso, prefira os recipientes que contêm divisórias ou leve a salada à parte. É preciso evitar alimentos fritos, que levam molhos ou ovos, pois têm maior probabilidade de estragar e podem contaminar o resto da comida. Outra dica é temperar a salada apenas na hora de comer. E para a sobremesa leve frutas variadas.

3

As saladas são excelentes opções: folhas variadas, legumes ralados, croutons, legumes cortados, atum, grão de bico. Faça o molho a parte e leve em um recipiente separado.

Sanduiches naturais  é uma excelente pedida também, mescle com folhas e frios, podendo escolher pães integrais ou com grãos, existem até embalagem plásticas próprias para sanduiches.

Recipientes mais adequados

Plástico: São os mais práticos, mas para não correr riscos, coloque a comida em um prato antes de esquentá-la no micro-ondas.

Vidro: É a melhor opção, e pode ir ao micro-ondas.

Alumínio: os potes de alumínio podem alterar o sabor da comida e também não podem ir direto no micro-ondas. Esquente em banho-maria ou coloque em um prato para utilizar no micro-ondas.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *