Dicas da Dona – Mini hortas em casas ou apartamentos. Inspire-se!

1

Você já pensou em ter temperos frescos sempre à mão e sem agrotóxicos? Então siga nossas dicas! Você poderá plantar suas mudas ou sementes em garrafas PET, vasos, jardineiras, canos de PVC ou em recipientes que não usará mais. É preciso garantir profundidade mínima de 15 cm e espaçamento de, no mínimo, 20 cm entre cada tipo de tempero.

Para a mistura da terra para cada parte de terra orgânica com pH 6 coloque a mesma quantidade de areia assim a terra não se encharcará demais.

Existem várias formas para plantar e ao mesmo tempo decorar, se for fazer um jardim vertical, deve-se apostar em painéis treliçados, de madeira de demolição ou painéis prontos, vendidos em lojas de bricolagem. Se for cultivar em beirais de janela, prefira jardineiras que permitam fixação, seja na alvenaria, seja na própria grade da janela, senão correrá o risco de causar algum acidente ou perder sua plantação.

Se preferir vasos ou jardineiras de chão, faça disposição em níveis (degraus), pois permitem maior variedade de vegetais, dando distanciamentos verticais e horizontais mais adequados ao plantio, além de dar aquele charme e aroma ao ambiente.

2

Recomendamos o plantio de hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã e orégano. Estes não exigem muito cuidado e não precisam trocar as mudas constantemente.

Outro detalhe importante é escolher espaços com ótima luminosidade natural. Do contrário, as plantas morrem facilmente. Os melhores espaços são os terraços e na cozinha, mas longe do fogão ou forno.

3

Você poderá comprar em lojas especializadas suportes com tamanho padrão e vasinhos já com as plantas com um bom desenvolvimento. Mas tem também a opção de plantar à partir de sementes.

Cuidados – Os cuidados com a horta são irrigação três vezes ao dia enquanto estiver na fase de semente e uma vez ao dia para a muda ou planta já crescida. As adubações devem ser feitas a cada dois ou três meses.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *