Dicas da Dona – Pincéis de maquiagem: a importância de lavá-los e como fazer isso

1

Antes de aprender a limpar, você sabe por que deve fazer isso sempre? São muitos fatores, veja só:

1. Acumulam poeira e o produto entra em contato direto com a sua pele. Você pode desenvolver alergias e diversos micro organismos podem atacar a sua pele usando pinceis sujos. E se eles ficam expostos de alguma forma, mais um motivo para manter a rotina de limpeza.

2. Mistura de produtos. Chega um tempo em que você usa o mesmo pincel para tantas cores que elas se misturam e o efeito não é mais o desejado no rosto. Limpar, portanto, pode ajudar a se ter o rosto com uma melhor maquiagem em um período futuro. Logo, é também uma questão de manter o equipamento na conservação correta.

 3. A mistura de produtos também pode causar problemas na pele. Uma substância química de uma linha pode não te ofender, mas a mistura delas enquanto você usa o mesmo pincel pode causar uma reação nada agradável.

 4. As cerdas dos pinceis também prolongam a sua vida útil quando bem conservadas com limpeza. Deixando a sujeira, as cerdas ficarão duras e o espalhar dos produtos de beleza não será o mesmo que seria com pinceis limpos. Por isso uma limpeza constante é indicada, ao menos uma vez a cada 30 dias.

 5. Para quem tiver bons pinceis e quiser investir em uma limpeza quinzenal também pode. Há quem use muita maquiagem e lave os pinceis a cada semana também para garantir melhor eficiência e duração do pincel.

Todo tipo de pincel deve ser lavado? Sim. Nem todos os pincéis são iguais, mas o resultado ao longo do uso pode ser o mesmo.

Dicas para lavar os pincéis

Existem hoje diversos produtos profissionais para cuidados com pincéis, muitos deles são encontrados em lojas de maquiagens e perfumarias, a quantidade de marcas é imensa, caso queira optar pela higienização com estes produtos, escolha uma marca que você confie e mãos à obra.

2

Para quem não tem produtos específicos para limpar pincéis de maquiagem, uma boa dica é usar shampoos infantis e produtos não gordurosos na pele. Um dos mais indicados é o Johnson’s baby por ser suave, não deixar um aroma forte no produto e não agredir os pelos das cerdas.

A forma correta de limpar pincéis de maquiagem é através de lavagem com água corrente, seguida de enxágue, como fazemos com nosso cabelo. Há quem use ainda sabonete antibacteriano e condicionador para finalizar. Se seus pincéis são de cerdas realmente naturais, o uso de condicionador vai ajudar o item a manter sua suavidade. Mas ambos, tanto shampoo como condicionador, são mais indicados quando feitos para o uso em bebês pela não agressividade do produto.

Passo a passo:

Agora que você já sabe da utilidade do shampoo baby, resta saber como lavar os pinceis de maquiagem corretamente! Pois bem, para uma limpeza profunda e adequada, siga os seguintes passos:

1 – Primeiro, enxágue o pincel em água morna, deixando-o na posição vertical, apontando para baixo, até sair o grosso da sujeira. O importante é não usar água quente, nem molhar a fivela de metal do pincel, pois isso pode danificar a cola que une as cerdas.

3

2 – Em um recipiente, coloque 4 colheres de sopa de água morna, 1 colher de chá de shampoo de bebê, e misture até formar bolhas.

4

3 – Mergulhe e mexa o pincel na xícara, mas apenas até a metade de suas cerdas, para evitar que a água entre em contato com a cola.

5

4 – Tire o pincel da xícara, massageando-o delicadamente com os dedos a fim de retirar os resquícios de maquiagem.

6

5- Enxágue as cerdas em água corrente morna, enquanto as massageia gentilmente.

7

6 – Com uma toalha de rosto ou pano de prato, enxugue o excesso de água.

Nesse momento, as cerdas devem estar todas bagunçadas. Arrume-as com os dedos. Não podem haver cerdas dobradas!

8

7 – Deixe os pinceis secando naturalmente sobre uma toalha seca, na sombra e pronto: pinceis lavados! Espere ficarem bem secos para então usá-los novamente.

Quem quiser pode deixar secando ao sol por alguns minutos. Quem preferir uma secagem rápida, pode-se usar um pouco de um secador em vento frio para facilitar o trabalho. Mas jamais use o pincel ainda molhado ou guarde molhado para não mofar. É a mesma regra de prender os cabelos ainda molhado. Não pode, lembra? Ou o cabelo vai ficar quebradiço e mofar.

Onde guardar os pincéis para maquiagem

Sabe aqueles estojos lindos à venda nas lojas de produtos para maquiagem? Eles são mesmo o melhor local para guardar seus pinceis, pois protegem da poeira, de sujeira e bactérias. Deixar os itens expostos tem seus riscos e não são dos mais agradáveis para a saúde da pele.

O ideal é que, mesmo guardando em um estojo ou caixa próprios para maquiagem, você mantenha a capinha protetora transparente das cerdas dos pinceis.

9

10

 

O local da casa onde os itens serão conservados também deve ser definido. O banheiro sempre é o mais usual, mas não o mais indicado porque a umidade pode ser retida nos pelos e diminuir a vida útil dos pincéis. Eles também podem mofar e você estará colocando fungos em contato direto com seu rosto!

Assim como indicam as embalagens, conserve em local fresco e arejado.

Quando é o momento de trocar os pincéis para maquiagem?

Não existe uma validade de pincéis de maquiagem, por isso a troca é algo bem pessoal, depende da frequência de uso e conservação. Há quem conserve tanto o item que troque apenas de ano em ano. E há quem troque sempre a cada seis meses porque já estão bem gastos e com cerdas ásperas, dificultando a aplicação de produtos.

A indicação é observar o estado das cerdas. Se elas ainda estão macias e os fios não caíram, dá para prolongar o uso mais um pouco.

Espero que tenham gostado! 🙂


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *