Dicas para um verão saudável

Antes mesmo de entrarmos na estação verão, já começamos a sentir a mudança na temperatura, os raios solares ficam mais intensos e junto com o verão é chegada também as tão esperadas férias para muitos, sejam elas escolares ou trabalhistas. Quem gosta dessa estação não perde tempo e com a chegada dela, corre para praia ou para piscina buscando se refrescar e curtir o sol. Mas alguns cuidados devem ser tomados nessa época do ano evitando futuros problemas de saúde.

https://mixartt.files.wordpress.com

Para que possa curtir o verão de forma saudável e sem riscos à saúde, a Dona Resolve lhe apresentará algumas dicas.

A primeira dica é manter-se hidratado, ou seja, consumir muito líquido durante o dia todo: água mineral, sucos naturais, chás gelados, águas saborizadas ou aromatizadas. Recomenda-se o consumo de 2 litros ou mais por dia, pois manter-se hidratado evita o aumento anormal da temperatura corporal, a baixa da imunidade, a falta de energia, o envelhecimento da pele e diminui os riscos de queimaduras solares.

Além dos líquidos, as frutas e legumes também auxiliam na hidratação do corpo e são essenciais para a saúde da pele e otimização das funções orgânicas.

http://www.movenoticias.com;  http://tyentbrasil.com.br

Segunda dica é sobre alimentação. Você sabia que a alimentação também pode auxiliar na hora de pegar aquele bronzeado? O consumo de alimentos ricos em betacarotenos, um pigmento que é transformado em vitamina A pelo organismo, auxiliando na formação da melanina e protegendo a pele contra os raios, garantem um bronze bonito, saudável e duradouro.

Alguns alimentos que possuem esse composto são: melão, manga, mamão papaia, damascos, tomate, cenoura, batata doce, abóbora, couves, agrião, espinafres, entre outros de coloração alaranjada ou verde-escuro.

E já que falamos em bronzeamento, a terceira dica é voltada para cuidados com a pele. Para manter sua pele saudável e até mesmo bronzeada por mais tempo, evitando queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce e outras lesões, deve-se usar diariamente protetor solar com fator de proteção adequado ao tom de sua pele sempre que for ficar exposto ao sol e também ao reflexo dos raios através da areia e da água. Mesmo que não vá para praia ou piscina, use chapéu, roupas leves de algodão e óculos de sol.

http://3.bp.blogspot; http://blog.boutiqueinfantil.com.br

Quanto for para praia ou piscina, evite a exposição nos horários em que os raios solares estão mais intensos, entre as 10h e as 16h e sempre renove o protetor solar, pois o suor ou contato com a água vai aos poucos retirando o protetor do corpo.

E não se esqueça de ao final do dia utilizar creme hidratante e/ou refrescante para ajudar a hidratar a pele.

A quarta dica servirá para cuidar dos cabelos, pois o sal da água do mar e os cloros das piscinas danificam os mesmos. Para evitar que isso ocorra, procure aplicar protetores solares capilares, utilize shampoos e máscaras hidratantes, nutritivas e reparadoras.

Utilize chapéus e bonés para proteger o couro cabeludo de queimaduras, desidratação e descamações, sempre que for se expor ao sol.

Agora que você já sabe todos os cuidados que se deve tomar, aproveite e curta o verão sem medo, pois são várias as opções de diversão, como: caminhadas, corridas, passeios de bicicleta, piscina, praia, esportes como vôlei de praia, surf, pesca e entre outros.

Fontes utilizadas: www.boa-saude.pt ; www.minhavida.com.br


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Dicas para um verão saudável”

  1. Avatar de Como o cachorro pega sarna

    Ótimas dicas! Cada vez mais eu estou procurando sugestões práticas para a minha saúde, para melhorar sempre, de forma a ter uma saúde que evolui o tempo todo. Dicas práticas são bem-vindas, mas é importante ter força de vontade para segui-las!!

  2. Avatar de Anderson

    gostei da materia muito boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *