Dicas para uma cozinha saudável

A nossa alimentação é influenciada por vários fatores no dia a dia, aproveitamos a comida rápida e fácil e não nos preocupamos com a nossa vida alimentar, a começar dentro de casa. Algumas dicas podem ajudar a manter uma cozinha organizada que contribua com uma alimentação mais saudável, além de evitar o desperdício de alimentos.

  • Lista: Antes de fazer compras, elabore uma lista com os itens que precisa de fato para sua semana, quinzena ou mês.
  • Data de validade: verifique sempre a data de validade de cada um, é importante se assegurar ao ler as embalagens, bem como, se estes forem frescos, confira a safra e selecione bem antes de comprar.
  • Óleo: utilize o mínimo possível para frituras, não há necessidade de mergulhar as carnes no óleo. Dê preferências às carnes grelhadas ou mesmo assadas. Óleos vegetais como o azeite são muito benvindos na culinária, porém, é importante lembrar que nenhum óleo deve ser superaquecido, pois isto aumenta a oxidação e gera toxinas que prejudicam a saúde.
  • Frutas e verduras: Guarde lavadas e secas na geladeira para que permaneçam lá, evitando contaminação fora dela.

lsita de compras

 

  • Cozimento: Adicione aqueles alimentos que são mais duros e exigem um cozimento lento, corte eles em pedaços iguais. Depois adicione aqueles que cozinham mais rápido (são menos duros).
  • Tempero de carnes vermelhas: Use suco de abacaxi ou mamão para temperar as carnes vermelhas, ao invés de amaciantes industrializados.
  • Carnes: Retire a gordura da carne, continuará saborosa sem dúvida, mas estará colaborando para sua alimentação com pequenos detalhes como este. Prefira no momento da compra carnes magras.
  • Proteína: Permita um cardápio balanceado tirando um pouco as carnes vermelhas e optando também por proteínas como peixe fresco, peru, ovos, frango e vários tipos de nozes e feijão.

carnres

 

  • Reutilizando molhos: Uma ótima dica é utilizar os caldos que ficam do cozimento de algum alimento como molhos, além de ficar saboroso também são ricos em nutrientes.
  • Saladas: Utilize suco de limão e ervas ao invés do sal, experimente o resultado. Cebolinha e salsinha também ficam ótimos. Substitua também a maionese ou creme de leite pelo iogurte desnatado (há quem goste de pôr um pouco de hortelã também).

saladas

 

  • Açúcar: Escolha o açúcar mascavo, pois é o que possui mais nutrientes como potássio, carboidrato, cálcio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas A,D,E e C. é importante consumir o mínimo possível, de acordo com a OMS o ideal é consumir máximo 25gr por dia. Para diabéticos, o cuidado é o mesmo com adoçantes, prefira adoçantes naturais de stévia e sucralose.
  • Cafeína: Sabemos que a população brasileira possui o costume cultural de tomar café diariamente, e muitas vezes em grandes doses e várias vezes por dia. Em excesso é prejudicial á saúde, dá sensação de irritabilidade e perca do sono, não contribui para uma boa alimentação, por isso o indicado é reduzir o consumo da cafeína.
  • Água: água sempre fará parte de uma vida mais saudável, alimentação mais saudável, independentemente do clima. Beba muita água e hidrate-se sempre.

tipos de açucar

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *