Escuta Ativa – A técnica do príncipe

2

O que é a escuta ativa??

Nas últimas semanas nos deparamos com imagens que causaram deslumbramento, quando deveriam ser corriqueiras. Os mais novos papais da família real britânica costumam se abaixar para falar com George, seu primogênito.

Kate e William não apenas conversam com o filho, eles o respeitam.

A técnica é chamada de escuta ativa e permite que o adulto interprete mais do que a criança coloca em palavras, passando segurança e empatia.

Mesmo durante as temíveis ‘birras’ é possível acalmar e facilitar o entendimento, através da técnica. Impor limites não é o mesmo que agredir ou ditar. Gritos, palmadas e determinados castigos prejudicam e não educam.

Recorrer ao amor, compreendendo que crianças não são obrigadas a entender o funcionamento do mundo adulto e que, por vezes, as expectativas que criamos simplesmente não são alcançáveis naquele momento, fortalece laços e não deve ser tratado como algo negativo.

Como a vida não vem com manual de instruções, tão pouco a paternidade, vale a pena conhecer o que funciona com outras famílias e trocar a frustração por evolução. Manter a calma é difícil, mas necessário. E possível!

Tente você também!!

Fonte utilizada: Psicóloga infantil: Danielle Ponciano  (blog: www. recheio dainfância.com.br)


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *