Tarefas de casa podem ser divididas com os filhos

tarefa_1

Você, mulher, dona de casa, como saber até onde pode ir nas cobranças com os filhos para auxiliá-la nas tarefas de casa?

Será que fazer tudo por eles é o caminho certo a seguir? Crianças devem ajudar nos deveres domésticos? Qual a melhor forma para fazer isso? Confira na dica de hoje!

Nos dias de hoje, muitas mulheres precisam sair para trabalhar e ficam sem tempo para arrumar a casa toda, sozinhas. Então uma ajudinha é mais do que bem-vinda e nunca é demais! Desta forma, o marido e por que não os filhos, são convidados a entrar na dança e participar das tarefas.

E você sabia que a criança, quando estimulada a fazer atividades domésticas desde cedo, tem uma tendência de ser mais organizada, a ter uma vida mais regrada? Então comece já a inseri-lo na rotina da casa! Além de eles lhe darem uma mãozinha, você já estará contribuindo para o futuro do seu baixinho ou baixinha.

Segundo Dr. Marcelo Reibscheid, pediatra criador do portal Pediatria em Foco, a criança deve ser estimulada desde bebê, em torno de um ano, a ajudar nas atividades da casa, como arrumar o quarto recolhendo os brinquedos. Com o passar do tempo, essas atividades vão aumentando de intensidade e dificuldade.

“Os pais sempre devem fazer a atividade junto com a criança, e mantendo um tom de ‘brincadeira’. Por exemplo: uma criança de três anos pode começar a arrumar sua própria cama, mas não deve ficar sozinha enquanto executa a tarefa. Lembrando que a tarefa deve sempre ter uma base lúdica e agradável para ela”, diz o médico.
Para te ajudar a definir quais tarefas são mais adequadas para determinadas idades, o Dr. Marcelo Reibscheid fez uma lista. Confira:

03 a 05 anos – arrumar o quarto, arrumar a cama e ajudar na arrumação geral da casa.

tarefa_22

06 a 08 anos – soma-se às anteriores o secar louça, sob supervisão de um adulto.

tarefa_33

09 a 11 anos – soma- se a todas as anteriores, e acrescenta o lavar louças e limpar a casa, como passar pano, aspirador, etc.

tarefa_44tarefa_441

Comentários

Uma resposta para “Tarefas de casa podem ser divididas com os filhos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *